segunda-feira, 18 de julho de 2011

O PSB E SEUS MILITANTES COMEMORAM E HOMENAGEAM OS 93 ANOS DE NELSON MANDELA NO XII CONGRESSO NACIONAL








Nós socialistas brasileiros, também, comemoramos dia 18 de Julho os 93 anos sul Africano Nelson Mandela - 67 dos quais dedicados à luta pela igualdade racial em seu país.

Mandela ficou preso durante 27 anos por causa de sua luta contra o apartheid.

Foi candidato pelo partido do Congresso Nacional Africano e, venceu as eleições de 1994. Foi a primeira vez que a maioria negra teve direito ao voto na África do Sul.

Mandela cumpriu seu mandato como presidente e deixou o cargo em 1999.

Mandela é, reconhecidamente, símbolo de resistência, coragem e de determinação para os que acreditam e lutam por um mundo livre de preconceitos e justo.

O ano de 2011 é o Ano Internacional dos Afros Descentes e a Negritude Socialista Brasileira confirma que essa é uma oportunidade única para redobrar nossos esforços na luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e outras formas de intolerância que afetam as pessoas de ascendência africana no mundo.

Será também o ano do XII Congresso Nacional do PSB e, nesse evento partidário, iremos homenagear Nelson Mandela ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

Para nós fica o exemplo de Ser Humano descrito pela jornalista Ruth de Aquino, na ocasião da saída de Mandela da prisão: “havia ódio entre brancos e negros – e entre negros e negros. Mandela só pensava em seu país, não em vingança. Queria recuperar a confiança da comunidade internacional, acabar com a segregação racial, evitar uma guerra civil. Acolhia seus ex-algozes com boas palavras e cumprimentos calorosos, sem ingenuidade. Transpirava uma confiança inabalável na humanidade.”

Valneide Nascimento dos Santos

Secretária Geral da NSB